Comportamento organizacional
Segundo ele existem dois tipos de grupo, os formais e os informais.
Formais: são os que contam com uma aprovação oficial e foram organizados por uma autoridade administrativa ou de outro tipo, com o propósito de cumprir as metas da organização.
Informais: são os que surgem de forma espontânea em uma organização ou dentro dos grupos formais. Esses podem se formar em razão da amizade, dos colegas de trabalho ou de interesse compartilhados pelos empregados dos diferentes grupos formais.
Obs.: o autor não cita a palavra equipe.
Geraldo Caravantes trata de equipe como um grupo psicológico ou grupo formal o qual é formado por integrantes que se consideram de uma determinada unidade, estes se relacionam de forma significativa e comungam das mesmas disposições e valores, compartilhando uma identidade coletiva, sua definição se assemelha à de Paulo R. Motta (1999)
Um grupo formal significa a interação semiprogramada entre duas ou mais pessoas para atingir objetivos que normalmente não alcançaria isoladamente. A designação das tarefas e as interações programadas são a parte formal do grupo, e as interações não programadas são as informais, onde se formam alianças, apatias e rejeições.
Uma equipe eficaz possui membros que sabem porque o grupo existe, compartilham de um mesmo objetivo, apoiam as regras e procedimento, auxiliam e recebem auxilio dos companheiros, sabem lidar com conflitos se comunicando com facilidade e eficiência.
Quando fala de grupo o define como um mero agregado de pessoas o qual pode se transformar em um grupo psicológico ou equipe, com a ajuda de um evento significativo, um fator agregador que uma as opiniões.
O autor trata também de grupo informal o qual se desenvolve a partir das atividades diárias, das interações e sentimentos de seus integrantes com o propósito de satisfazer suas necessidades sociais.
De acordo com Robins (2010), um