Comportamento organizacional
O filme “O Céu de outubro” (1999), conta a história de quatro garotos da pequena cidade de Coalwood, no Estado da Virgínia. A rotina desses quatro garotos começa a mudar quando Homer - o principal personagem desta historia - ao assistir pela televisão a matéria sobre o lançamentos do Sputnik, consequentemente teve a ideia de construir seu próprio foguete.
O filme mostra a persistência de Homer com seus três amigos, em construir um foguete para participar de uma feira de ciências e concorrer a bolsas de estudos.
Mas nem sempre basta ter criatividade, é necessário saber por em prática, já que no cotidiano, poucos são capazes de identificar e reconhecer esta habilidade.
Através do filme assistido em sala de aula, foi abordado temas específicos relacionados a disciplina de Psicologia, como: criatividade, motivação, desmotivação e persistência. As mesmas características dos personagens do filme estão presentes nas organizações, portanto o grande desafio dos gestores é saber lidar com os diferentes comportamentos para reduzir conflitos.
Foi feito uma análise do comportamento e identificação das características das principais personagens do filme, como estas características estão presentes nas organizações e os resultados para o desempenho da empresa.
A literatura está repleta de discussões sobre essas questões; repleta de histórias sobre a “personalidade empreendedora” e de pessoas que jamais farão outra coisa senão inovar (DRUCKER, 2003, p. 236).
O desafio ao uso da criatividade no trabalho leva à motivação, favorecendo assim, a participação ativa de todos os funcionários em prol de um objetivo comum: alcançar o sucesso para a organização.
1.1 - Objetivos
Demonstrar através do filme, que em uma organização, encontra-se muitos Homer. O papel do profissional de RH na empresa, é ajudar a identificar pessoas criativas e incentivá-las.
1.2 - Justificativa
Como no filme, encontra-se nas organizações pessoas