Comportamento organizacional
A percepção é o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. Desta forma, o importante é que o que as pessoas percebem do mundo e uma exatamente a realidade objetiva.
O que faz a percepção das pessoas diferentes para uma mesma situação ou ambiente são alguns fatores como: atitudes, motivações, interesses, experiências passadas e expectativas. Outro fator importante para a percepção são as características dos alvos e o ambiente que são analisados, em situações que podemos comparar as pessoas que chamam atenção por serem barulhentas ou mais atraentes podem distorcer a sua percepção.
A teoria da atribuição que quando visualizamos um comportamento a teoria diz que tentamos determinar a causa dele é interna ou externa, respectivamente, a situação sob o controle do indivíduo ou a situação resultante de estímulos de fora. A teoria diz que depende de três fatores: a diferenciação, que relacionado quando o indivíduo tem comportamentos diferentes ou não em situações diferentes; o consenso, quando os indivíduos passam pela mesma situação e possuem comportamentos semelhantes; e a coerência, que faz referência ao comportamento do indivíduo.
Considero a análise utilizada para a definição percepção e seus fatores extremamente relevantes para conseguir entender as pessoas e seus comportamentos nas tomadas de decisões como nas ações do dia a dia.
As simplificações são utilizadas no julgamento das outras pessoas que podem auxiliar e facilitar a nossa percepção do mundo com julgamentos rápidos das pessoas ou determinadas situação, porém não são livres de erro, elas também podem nos criar problemas e distorções negativas. Essa compreensão pode se útil para reconhecermos quando são distorções significativas.
A percepção seletiva é quando assimilamos mais facilmente comportamentos distintos e diferentes, uma situação comum no dia a dia