Comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas organizações.
O Comportamento Organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
As principais oportunidades e desafios no uso do Comportamento Organizacional são:
* Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa-satisfação constante do cliente mediante o aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais; * Melhoria das habilidades humanas: motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc; * Administrando a diversidade da força de trabalho: etnia, raça, sexo, deficientes físicos, idosos e homossexuais; * Aprender a trabalhar com pessoas em diferentes culturas, qualificação, compreensão e estimulação a inovação e as mudanças; * Motivar trabalhadores a manter a competitividade global das organizações, criar um clima organizacional e eticamente saudável.
Eficiência e Eficácia
A Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc) utilizando a menor quantidade de recursos ( tempo, mão-de-obra, material, etc) possíveis;ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.
A Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado dessa ação.
Por isso, é necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais