Comportamento organizacional
PROF: DENISE
TURMA: A331
ALUNO: CARLOS ALEXANDRE DE PAULA MOULIN
RESUMO DO CAPITULO: INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Do livro Comportamento organizacional – IDALBERTO CHIAVENATO
Vivemos a maior parte de nossas vidas dentro de organizações ou em contato com elas por isso é importante conhecer como elas funcionam para podermos viver e trabalhar nelas, relacionar-nos com elas e, principalmente, dirigi-las adequadamente. Qualquer que seja a atividade escolhida como profissão básica de qualquer pessoa, é imprescindível para o seu sucesso profissional já que grande parte dessas profissões será necessariamente realizada dentro ou por meio de organizações. Além disso, as organizações não funcionam ao acaso. E nem são bem-sucedidas aleatoriamente. Elas precisam ser administradas. E os executivos que as dirigem ou gerenciam precisam conhecer profundamente o fator humano nas organizações.
Conceituação de Comportamento Organizacional
O comportamento Organizacional (CO) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações.
No fundo, o CO é uma disciplina acadêmica que surgiu como um corpo interdisciplinar de conhecimentos para estudar e retratar o comportamento humano nas organizações.
Introdução ao CO
O CO está relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações. Além disso, o Co também esta relacionado com o comportamento grupal, isto é, inclui tópicos como normas, papéis, construção de equipes e conflito e, nesse sentido, baseia-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.
( CO pode ser definido como a compreensão, predição e gestão do comportamento humano nas organizações.
Aspectos visíveis = Estratégias, objetivos, Políticas e Procedimentos, Estrutura Organizacional, Autoridade Formal, Cadeia de Comando, Tecnologia.
Aspectos Invisíveis = Percepções, Atitudes, Normas Grupais, Interações Informais, Conflitos Interpessoais e Intergrupais.