Comportamento Organizacional
O ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 gerou um enorme mal-estar por conta do estereótipo entre os milhões de muçulmanos que vivem nos Estados Unidos. Vamos examinar os estereótipos como parte de nossa discussão sobre percepção e explicar com eles influenciam os julgamentos que fazemos dos outros. Depois, vamos examinar a relação entre percepção e tomada de decisões, descrever como as decisões deveriam ser tomadas e avaliar como isso acontece de fato nas organizações
O que é percepção?
A percepção pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. Por que a percepção é importante para o estudo do comportamento organizacional? Porque o comportamento das pessoas baseia-se em sua percepção da realidade, não na realidade em si.
Fatores que influenciam a percepção
Uma série de fatores operam para moldar e distorcer a percepção. Quando uma pessoa observa um alvo e tenta interpretar o que está percebendo, essa interpretação é fortemente influenciada pelas características pessoais do observador.
O contexto dentro do qual percebemos os objetos ou eventos é muito importante. O mento em que um objeto ou evento é observado pode influenciar a atenção, bem como outros fatores situacionais, como a localização, a iluminação, a temperatura ou qualquer outro fator situacional.
Percepção da pessoa: fazendo julgamentos sobre os outros
Vamos tratar da mais relevante aplicação dos conceitos sobre percepção no estudo do comportamento organizacional. Trata-se de debate sobre a percepção da pessoa.
Teoria da atribuição
A teoria da atribuição foi proposta para explicar por que julgamos as pessoas diferentemente conforme o sentido que atribuímos a um dado comportamento. A teoria sugere que, quando observamos o comportamento de alguém, tentamos determinar se a causa deste comportamento é interna ou externa. Essa