Comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Ao longo do tempo, considera-se que as teorias e as práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje tiveram suas origens a partir da revolução industrial do século XVIII e XIX.
As suas finalidades correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano.
É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento, que nos permite estudar o funcionamento das pessoas nas organizações de uma forma sistemática e nos leva além da simples intuição, ainda que ela continue sendo de extrema relevância.
O comportamento humano é baseado no que se percebem, as pessoas são diferentes entre si e não se comportam ao acaso e existem diferentes formas de influenciar o ser humano.
Tabela comparativa sobre o conceito de Comportamento Organizacional
Autores Conceitos
Geraldo R.Caravantes Preocupa-se com o comportamento das atitudes e o desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito de organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações, o efeito do ambiente.
Stephen P. Robbins Comportamento organizacional é um campo que estuda o que as pessoas fazem dentro das organizações e de que forma este comportamento estará afetando no desempenho das mesmas. Seu conceito está voltado às situações relacionadas ao emprego. Destaca as condutas relativas às funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, habilidades e administração.
Ana Cristina Limongi-França Comportamento Organizacional é o estudo de conjuntos de ações, atitudes e expectativas humanas dentro do ambiente de trabalho.
Portanto Comportamento Organizacional é uma ferramenta humana para o benefício do homem, que visa uma melhor compreensão do comportamento humano, para fazer pessoas mais satisfeitas e produtivas.
É um campo que estuda o