Comportamento organizacional
1. Identifique o perfil da cultura da organização A e da organização B.
A organização A tem uma cultura conservadora, prefere não correr riscos, ou seja, procurar não programar ideias que se desviem muito do estado atual ou situações por medo de fracassos. A organização B tem uma cultura inovadora, é aberta a mudanças e a assunção de riscos. Para organização B fracassos são tratados como “experiências de aprendizagem”.
2. Quais os pontos positivos e negativos da organização A e da organização B?
Pontos positivos da organização A: existir regulamentos e regras, departamentos distintos, linhas de autoridade e uma supervisão próxima.
Pontos negativos da organização A: não se preocupar com a moral dos funcionários só com a produtividade, aumentos salariais e promoções serem só para funcionários antigos, existir pouca interação com colegas de fora de sua área funcional ou linha de comando.
Pontos positivos da organização B: se importar com o bem estar dos funcionários, aceitar propostas dos mesmos para melhorar o desempenho da organização, estimular a interação com outras pessoas em outras funções e níveis de autoridade, investir em tecnologias e se adaptar as necessidades do mercado.
Pontos negativos da organização B: ter uma supervisão livre pode afetar em algum momento o desenvolvimento da organização.
3. Quais os reflexos dessas culturas em seus respectivos empregados (organização A e B), ou seja, seus comportamentos e atitudes e suas formas de pensar e agir?
Na organização A os funcionários são mais limitados, não ousam, não estão atentos às inovações, já na organização B os funcionários tem liberdade para expor suas ideias e estão sempre participando com novas ideias, são encorajados por seus superiores a manterem uma postura pró-ativa.
4. Descreva o perfil de empregado que contrataria para organização A e para organização B? Justifique.
Para organização A contrataria um empregado que não fosse aberto a