Comportamento organizacional
Por exemplo: existem pais que possuem uma vida muito bem sucedida e mesmo antes de seu filho nascer já imaginam que ele será seu sucessor, que herdará seus bens e tomará conta de seus negócios. E depois que essa criança torna-se um adulto e percebe que tem outros objetivos, diferentes do que lhe foi imposto por seus pais, inicia-se um grande conflito, seguir seus próprios desejos ou desistir de tudo e fazer a vontade dos pais, nesses momentos é que surgem as crises de identidade. Essa é uma oportunidade dessa pessoa refletir se quer ou não viver como deseja, ou se anula totalmente para não se desajustar perante a sua família. Se esse indivíduo encarar a própria vida, conseguirá criar novas possibilidades para conquistar o que se quer, se aprimorar como ser humanos e usufruir tudo aquilo que seja bom para seu crescimento.
Construção da Identidade profissional
Geralmente a escolha da profissão é feita através da vocação do indivíduo. O processo para essa escolha é uma percepção que o indivíduo tem dele mesmo paralelo ao mundo em que o rodeia. Existem aspectos que podem ser decisivos para esse processo: Autoconceito, constituição de sua identidade pessoal, auto percepção, atributos pessoais, auto realização e autoconhecimento . Além desses conceitos existem os estágios de amadurecimento do comportamento vocacional que começa aos 14 anos e acaba com sua aposentadoria.
Inteligência Emocional e Quociente de Inteligência
A Inteligência Emocional é um conjunto de habilidades e características humanas capazes de monitorar suas próprias emoções e a dos outros e também