COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1084 palavras
5 páginas
1- Variável dependente e independente citando e explicando cada uma.**Variável dependente: Fatores-chave que se pretende explicar ou prever que são afetados por algum outro fator (variável independente).
Produtividade = medida de desempenho que abrange eficácia e eficiência. Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando matéria-prima em produto ao mais baixo custo possível. Ex: um hospital é eficaz quando consegue atender com sucesso as necessidades de sua clientela. E é eficiente quando faz isso com baixo custo. Olhando a produtividade do ponto de vista individual, constatamos que a execução de uma mesma atividade, entretanto, com gasto (tempo, dinheiro, etc.) menor, conclui-se que há uma execução mais eficiente que a outra, sendo as duas eficazes. Ex: João e Jose fazem um mesmo percurso com um caminhão, sendo que o primeiro, gasta 60 horas com 2,3 km/L e o segundo gasta 60 horas com 2,8 km/L. Logo concluímos que João foi mais eficiente que Jose e, visto que consumiu menos combustível e, portanto, alcançou seu objetivo a um custo menor.
Eficácia = grau de realização de objetivos.
Eficiência = relação entre resultado alcançado e esforço empregado para obte-lo.
As organizações do setor de serviços precisam incluir o ‘atendimento às necessidades e exigências dos clientes’ na avaliação de sua eficácia, pois existe uma clara relação de causa e efeito entre as atitudes e comportamentos dos funcionários para com os clientes e a produtividade da organização.
Uma das principais preocupações no estudo do comportamento organizacional é a produtividade. Precisamos descobrir quais são os fatores que influenciam a eficiência e a eficácia dos indivíduos.
Absenteísmo = o não comparecimento do funcionário ao trabalho constitui um grande ônus e dor de cabeça para os administradores. Há uma perda de produtividade ou nos custos adicionais de horas extras ou de contratações de temporários para cobrir as faltas.
**Variável independente: