Comportamento organizacional
Introdução
O Comportamento Organizacional preocupa-se com estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
É uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento. Trata-se de um campo interdisciplinar que compartilha conceitos provenientes de várias outras ciências sociais.
C.O. Baseia se também no método científico, que prevê a observação e mensuração .Esse método cientifico nos auxilia a explicar e até certo ponto predizer o comportamento das pessoas na organização.
No século XXI, já estavam preparadas para renovar seus produtos, serviços e processos, competências de forma que a fim de garantir sua adaptabilidade e sobrevivência no mercado por meio do desenvolvimento de uma competência.
Nos dias de hoje as organizações estimulam seus colaboradores e que trabalham em equipe, porque um grupo isolado de pessoas apenas exercem sua função isoladamente ou não comunicando, não são produtivos, eficientes, além de serem auto motivadores (sinergia) irão cada vez mais alcançar melhores resultados e com mais rapidez.
Dessa forma, as empresas “organizações” buscam inovar, aperfeiçoar equipes e não grupos e oferecem a estas equipes, trabalho com qualidade de vida , ganhos melhores com premiações como incentivo de produção e outros benefícios , assim os empregados sabendo de suas necessidades podem desenvolver mais ações para mantê- los motivados e criativo.
Para finalizar o C.O. Analisar e revisar conceitos da organização assim incentivando para melhorar as condições do trabalho e dos trabalhadores estabelecendo relações de confiança entre seus membros, mantendo se firme no mercado.