Comportamento organizacional
Segundo Karla Sampaio, trata-se do estudo do comportamento do individuo, no ambiente de trabalho. Tem como função remodelar os membros de uma organização, em todo tipo de ambiente. Estudam as expectativas, motivações, as habilidades e competências que cada colaborador demonstra individualmente ou em grupo. Entender o comportamento organizacional é fundamental para melhoria da gestão de pessoas, com a finalidade de entender as necessidades do indivíduo, grupo ou equipe, compreendendo melhor à eficácia da negociação.
Para resumir essa definição, podemos dizer que o comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e e como isso afeta o desempenho dessas empresas.como este estudo esta voltado especificamente para situações relacionadas com emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absentismo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administrativo.
O foco principal que Stephen Robbins passa é a economia, como se organizar no dia a dia, como ter uma visão para reter funcionários com alto nível de desempenho na empresa, já os estudos mostram que salários mensais e os benefícios atribuídos há eles já não são motivos para assegurar um bom trabalhador, e que uma pessoa não satisfeita de seu emprego, não permanece nele.
Habilidades técnicas são necessárias, o executivo define objetivos e pode se chamado de administrador, vice-versa
Para Idalberto Chavenato o comportamento organizacional tem como atuação o estudo do comportamento em si de cada um dos individuos que constituem as organizações, analiza e compara o comportamento institucional e sua estrutura. Cria possibilidades para que estratégias sejam desenvolvidas corretamente para atingir as metas estabelecidas, contribuem para o bem estar da sociedade e da comunidade, produzem e distribuem riquezas, abrigam pessoas que nela trabalham e proporcionamo dinamismo das