Comportamento Organizacional
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
TELÊMACO BORBA – PR
09/04/2012
INTRODUÇÃO
A teoria e a prática do comportamento organizacional teve origem entre os séculos XVIII e XIX a partir da Revolução Industrial, com as invenções da época os métodos usados ficaram ultrapassados, exigindo um número maior de trabalhadores com mão de obra qualificada, gerando uma pressão dentro das empresas para os gerentes e funcionários em buscar melhorias na produção com custos reduzidos.
Para isso os gerentes tinham que estar preparados e serem habilidosos, sempre com resposta para qualquer pergunta e a ideia de um segundo plano, com isso se tornava cada vez mais difícil corresponder as expectativas dos clientes, fornecedores, acionistas e funcionários.
Às vezes não sabemos distinguir a diferença entre alguns conceitos, como eficiência e eficácia, o que leva algumas pessoas a acreditar que se está falando da mesma coisa. É possível acrescentar a comunicação entre as pessoas, o que é de suma importância, para que haja a interação entre empresa e colaboradores.
CAPÍTULO 1
Sistemas fechados não recebem nenhuma influência do meio ambiente e por outro lado também não influenciam, não apresentam intercâmbio e o comportamento é totalmente determinado e programado, ou seja, mecanizado. Os trabalhadores não tem voz ativa, tão pouco liberdade, não há discussão, troca de ideias e nem incentivo para criatividade, o ambiente é totalmente estável e rotineiro, suas ações são premeditadas e a liberdade é extremamente reduzida em favor do controle exercido por máquinas e supervisores.
A estrutura organizacional é rígida e definida, as autoridades são baseadas na hierarquia com as decisões centralizadas.
Os sistemas aberto são relações de intercâmbio com o meio ambiente, através de entradas e saídas. É um sistema flexível, que se