Comportamento organizacional
A Revolução Industrial ocorrida no século XVIII e XIX deu origem as teorias e práticas que constituem o Comportamento Organizacional da atualidade.
O surgimento de invenções de maquinários tornou arcaicos os métodos de gerenciar uma empresa, utilizados anteriormente. Hoje, administrar uma empresa vai muito além das funções básicas de planejar, organizar e controlar.
As ameaças que surgem externamente e internamente dentro de uma organização no contexto socioeconômico requer um alto grau de habilidade humana. As cobranças que recaem nos colaboradores e principalmente aos gerentes nas Organizações exigindo cada vez mais alcançar melhores resultados e a busca de cada vez mais lucratividade, diminuindo os custos operacionais, satisfação do cliente, entre outras que se apresenta no dia a dia dos administradores.
Diante destas pressões e de tanta concorrência no mercado passou a ser obrigatório o conhecimento do comportamento humano pelos gerentes. As nossas características pessoais, o que é ético ou não, podem facilitar ou dificultar a percepção no comportamento de outro indivíduo.
A pessoa que busca conhecimento sobre si próprio tem tendência de ter um maior grau de se relacionar com outras pessoas e o mundo. Diferentemente daquele individuo que tem o comportamento rígido e preconceituoso em face dos valores do outro, porque não se encaixam com os seus valores. A aprovação de pessoas importantes para cada um de nós em nosso meio social pode trazer situações favoráveis ou não com relação às pessoas, a nossa aprovação de pessoas em nosso grupo social com que convivemos exerce sobre cada individuo as nossas atitudes em nosso comportamento social.
Cada pessoa depende de seus valores que exercem influência em suas mentes, se temos modelos de boa qualidade teremos uma melhor compreensão com a realidade, do mesmo modo os valores que uma organização que preza pela lealdade, disciplina, honestidade, perseverança e respeito que estão