Comportamento organizacional
Transformações significativas estão ocorrendo em todas as áreas do conhecimento. Esta dinâmica estrutural de potências humanas e máquinas que geraram transformações significativas em todas as áreas do conhecimento. Vivemos uma sociedade da comunicação generalizada e, neste mundo em mudanças, o conceito de rede, rede sócio-cultural e tecnológica, é fundamental para ampliar a nossa compreensão do mundo contemporâneo e dos reflexos no sistema educacional.
O estudo da mudança organizacional pode ser feito em diversas dimensões, com determinadas ênfases em alguns assuntos.
mudança planejada e resistência organizacional
Um ponto interessante é o termo resistência organizacional. Segundo sua definição a resistência ocorreria quando um indivíduo ou um grupo tentasse impedir o sistema de atingir um novo patamar de equilíbrio.
Essa idéia inicial de resistência organizacional foi a responsável por disseminar e implantar no campo das organizações tantos outros trabalhos, que pregaram a resistência como implicação direta da inércia organizacional. a mudança sistêmica
O estudo e a realização dos processos de mudança organizacional tem se tornado um problema pela tendência de não se levar em consideração as propriedades sistêmicas das organizações e de confundir mudança individual com mudança em variáveis organizacionais. Especificamente, os estudiosos pensam que uma mudança individual produzirá uma correspondente mudança organizacional.
Dentro deste contexto, as organizações embora sempre estejam em algum grau de fluxo e raramente conseguem um estado de equilíbrio, as grandes mudanças mais são a exceção do que a regra. As mudanças podem ser atribuídas a duas (1) modificação do ambiente, inclusive o supersistema organizacional, e (2) tensão interna do sistema, ou desequilíbrio.
Os métodos para ocasionar mudança organizacional incluem o uso direto de informação, treinamento de perícias, aconselhamento e terapia individual, a