Comportamento organizacional
Subjacentes a esta definição de comportamento organizacional, encontram-se três considerações importantes:
1. comportamento organizacional enfoca comportamentos observáveis, tais como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas.
2. O comportamento organizacional estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores.
3. O comportamento organizacional também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa. Entretanto, certos eventos de unidades sociais maiores não podem ser explicados somente como resultado de comportamentos individuais. Esses eventos devem ser entendidos em termos de processos grupais ou organizacionais.
4. O
• Comportamento Microorganizacional
O Comportamento Microorganizacional ocupa-se principalmente do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho. Entre as questões examinadas pelas áreas de psicologia, estão:
• Quais os efeitos das diferenças de aptidões sobre a produtividade do empregado? • Como as pessoas sentem o seu local de trabalho? • O que motiva os funcionários a desempenhar seus cargos? • Por que alguns se sentem satisfeitos com seu trabalho enquanto outros o julgam estressante?
• Comportamento Mesoorganizacional
O Comportamento Mesoorganizacional é um terreno que faz a ponte entre outras duas áreas do C.O. Concentra-se principalmente na compreensão dos comportamentos das pessoas que trabalham em equipes e em grupos. Além de compartilhar origens com as outras áreas do comportamento