Comportamento Organizacional
Resumo:Introdução: A cultura e suas combinações no universo corporativo e de negocio.
Cultura organizacional, corporativa e empresarial são termos pouco comuns no âmbito da ciência social e da administração cientifica e parecem contraditórios entre si, apesar de que nas ultimas décadas nos discursos de executivos, e gerentes passaram a registrar com frequência estes termos chamando mais atenção para o mesmo. Existindo vários pontos de vista sobre o conceito cultura.
O tema da cultura organizacional e corporativa tornou-se um elemento central de reflexão para gerentes corporativos, dos mais diferentes níveis, e consultores organizacionais das mais variadas formações.
O Livro cultura e empresa, tem o objetivo de mapear trajetória histórica de algumas das múltiplas combinações do termo cultura com outros relativos ao universo organizacional e corporativo, suas diversas conceituações teóricas bem como seus respectivos significados e impactos.
Cultura organizacional:
Foi o primeiro dos termos a surgir e se popularizar como resultante da combinação do conceito de cultura com outros oriundos do universo organizacional e de negócios. Com este termo os teóricos da administração procuraram chamar a atenção pra a importância da esfera simbólica do mundo organizacional, como valores, crenças e símbolos impactavam no comportamento das pessoas, no desempenho econômico e no processo de mudança organizacional.
Foi no período da década de 1980 que o termo cultura organizacional registrou sua consagração acadêmica no âmbito da administração, popularizando-se de imediato e tornou-se de dimensão importante na área de administração. Tornou-se um tipo de “caixa preta” na qual se coloca tudo aquilo que não se conhece e para o qual não se encontra uma explicação mais tangível.
Na história do conceito de cultura organizacional podem ser identificados três momentos distintos.
O primeiro deles se estende do inicio da década de 1960 até o seu final; o segundo