COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

373 palavras 2 páginas
Influencia dos Economistas Liberais
Adam Smith (1723-1790), visualizava o principio da especialização dos operários em uma manufatura de agulhas e já enfatizava a necessidade de racionalizar a produção. O principio da especialização e o princípio da divisão do trabalho aparecem em referencias em seu livro Da Riqueza das Nações. Adam Smith reforçou bastante a importância do planejamento e da organização dentro das funções da Administração.
James Mill (1773-1836), outro economista liberal, sugeria em seu livro Elementos de Economia Política, publicado em 1826, uma série de medidas relacionadas com os estudos de tempos e movimentos como meio de obter incremento da produção nas industrias da época.
David Ricardo (1772-1823) publica seu livro Princípios de Economia Política e
Tributação, no qual aborda trabalho, capital, salário, renda, produção, preços e mercados.
Influência da Revolução Industrial A partir de 1776, com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e a sua posterior aplicação à produção, uma nova concepção do trabalho modificou completamente a estrutura social e comercial da época, provocando profundas e rápidas mudanças de ordem econômica, política e social que, num lapso de aproximadamente um século, foram maiores do que as mudanças havidas no milênio anterior.
É o período chamado Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra e rapidamente se alastrou por todo o mundo civilizado.
A segunda fase da revolução industrial a partir de 1860 apresenta as seguintes características: 1- A substituição do Ferro pelo Aço.
2- A substituição do Vapor pela Eletricidade.
3- O desenvolvimento de maquinaria automática e um alto grau de especialização do trabalho.
4- O crescente domínio da industria pela ciência.
5- Transformações radicais nos transportes e comunicações.
6- O desenvolvimento de novas formas de organização capitalista:
6.1 – a dominação da indústria pelas inversões bancárias e

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas