comportamento organizacional
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A expressão comportamento organizacional tanto pode ser usada para se referir aos comportamentos das pessoas da organização quanto ao comportamento da organização como um todo, levando-se em conta, nesta segunda forma, seu sentido figurado. O princípio da dúvida sistêmica é fundamental ao desenvolvimento da ciência e do conhecimento CONCEITOS HISTÓRICOS
Organismos e comportamentos
Comportamento: ação apresentada por um organismo em resposta a estímulos recebidos e que é objetivamente observável e relativamente uniforme.
Organismo: qualquer ser que tenha um corpo e seja dotado de vida; eles pertencem ao reino animal ou vegetal.
Organismos e vida
Vida: propriedade partilhada pelos animais e vegetais, diretamente decorrente da existência física desses seres. No caso do homem, também deve-se destacar a existência mental. Empresas não são organismos vivos
Entes sociais: empresas são agregadas e formadas por seres humanos associados entre si por alguma razão ou objetivo.
•
empresas e organizações não se comportam;
•
Gareth Morgan (1928-1996) explica a confusão que comumente se faz entre organizações e organismos vivos.
Superorganismos?
Hipótese de Gaia (1969): James E. Lovelock propõe que a Terra é um ser vivo e reage com agressividade cada vez maior à depredação de que está sendo vítima.
•
Rupert Sheldrake (1942-): sugere que existe um campo mórfico que envolve todos os animais e que coordena a dinâmica do todo.
O comportamento da organização enquanto metáfora
•
As empresas não têm as mesmas propriedades dos seres vivos e não têm comportamentos, não reagem aos mesmos tipos de estímulos.
•
usa-se metáforas para descrever “comportamentos” da empresa, como: a empresa é “ousada”, “é agressiva do mercado”, “inova constantemente”, etc.
•
quem tem esses comportamentos em nome da empresa são os dirigentes e funcionários desta.