Comportamento Organizacional
Aqui: antes do conceito (tentar buscar o aluno para o que as organizações querem das pessoas; vale dizer das culturas (perguntar onde nasceram, das diversidades culturais, do meio que se está inserido etc) informar aos alunos que agora: todo mundo junto e misturado..(ex: café saudável, horário de trabalho etc)
A disciplina de comportamento organizacional é uma área de conhecimento multidisciplinar voltada a estudar o comportamento humano no trabalho dentro do contexto organizacional.
A organização pode ser compreendida como um espaço social de longa existência dirigida para objetivos específicos.
A organização existe como uma coletividade e, promove relações sociais estáveis e duradouras. Em uma organização, as pessoas atuam na perspectiva de firmarem uma longa convivência entre os membros.
A disciplina de CO pretende ser uma ciência que seja capaz de identificar as causas concretas e ocultas dos problemas de condutas no trabalho.
I – Conceito – CO
É o estudo que investiga o impacto que as pessoas, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações. O propósito é utilizar o conhecimento adquirido para promover a melhoria organizacional.
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo das ações das pessoas nas organizações e como esse comportamento afeta-lhes o desempenho.
II – Breve Histórico
As teorias e as práticas que constituem o comportamento organizacional de nossos dias tiveram suas origens a partir da Revolução Industrial, ou seja, no séc. XVIII a XIX.
O mundo do trabalho se transformou significativamente com a Revolução Industrial que sucedeu a Era da Agricultura. Nas primeiras décadas do século XX, surge a abordagem clássica da Administração que estava dividida em 2 partes:
a) Científica proposta por Frederik Taylor (1911) – Engo. Mecânico – Revolucionou todo o processo de PRODUÇÃO: que veio para colocar ordem à gestão dos trabalhadores e trouxe conceitos até nossos