Comportamento organizacional
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é expor de forma clara de que forma o estudo do Comportamento Organizacional auxilia a rotina de trabalho das organizações. Este é um assunto moderno, atual que vem sendo aplicado com eficiência nas organizações, e temos tido descobertas como o estimulo a produtividade quando aplicamos este conhecimento, trazendo qualidade constante.
Entender o que acontece em uma organização e com seus colaboradores faz parte de uma gestão que observa as necessidades e individualidades de cada profissional. O foco é facilitar os meios para que os trabalhadores realizem seu trabalho com sucesso, e em conjunto alcancem seus objetivos pessoais, estimulando o trabalho em grupo tendo como resultado a execução bem feita do serviço requerido.
Capítulo 1
Podemos dizer que comportamento organizacional é uma pesquisa ou um estudo sobre o comportamento de indivíduos, grupos e estruturas e seus impactos sobre as organizações, tendo como objetivo utilizar esse conhecimento para a melhoria e eficácia organizacional. Sua preocupação é analisar as pessoas dentro das organizações e qual o efeito disso dentro de empresas. O indivíduo parte de um ponto e se dirige a outro, o que nos força a saber que o comportamento não é aleatório, representa algo que o indivíduo acredita ser, seja certo ou errado,desde que esteja dentro de seu interesse.
Segundo Derek Pugh, Comportamento organizacional é: ”O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela.” Já segundo Dubrin (2003, p.02) temos a seguinte definição: “Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.” Ambos os autores se referem quanto a organização sendo o espaço no qual se inserem pessoas que se relacionam e