Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional (CO) é cada vez mais estudado nos tempos contemporâneos, pois pode ser um grande diferencial voltado a estratégia dentro de uma organização. A ação de gerir pessoas motivando-as atuando como um líder é uma importante e valiosa ferramenta utilizada por administradores de sucesso.
Nós vivemos a maior parte do tempo dentro de organizações e isso faz com que seja necessário que compreendamos como elas se comportam. O conhecimento em comportamento organizacional é muito importante para qualquer que seja a profissão ou área de atuação de um individuo guiando-o para o sucesso.
As organizações cada dia mais precisam de administradores que conheçam o fator humano. É preciso lidar com pessoas de diferentes personalidades e saber se relacionar e se comunicar com elas. Essas habilidades, no que se refere ao relacionamento interpessoal, criam meios de aumentar a produtividade, reduzir o absenteísmo além de promover a cidadania organizacional.
O comportamento organizacional tem como característica explicar, prever e controlar o comportamento do indivíduo no meio laboral.
Neste relatório abordaremos as definições de CO segundo estudiosos do tema com o intuito de compreendermos de forma mais clara e objetiva questões referentes a sistemas abertos e fechados, inovação tecnológica e conceitos de percepção e comunicação. CAPÍTULO 1
Definição de comportamento organizacional.
O comportamento organizacional é uma área da administração que avalia o impacto que o comportamento humano, focando ações e atitudes de indivíduos ou grupos e efeito de estrutura, possui no ambiente das organizações. Este conhecimento tem como objetivo alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade, promovendo a cidadania organizacional.
Comparação entre definições de comportamento organizacional.
Conforme Derek Pugh, “O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos