comportamento organizacional
Informações extraídas do livro Comportamento organizacional., de Stephen P ROBBINS.
Principais conceitos:
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (C.O.)
“Campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização” (ROBBINS,2007,p.6)
VALOR DO ESTUDO SISTEMÁTICO DO C.O.:
1-fazer previsões mais precisas sobre comportamento organizacional, observando os relacionamentos, tentando atribuir causas e efeitos, uma análise sistemática que permitirá uma maior exatidão em explicar e prever comportamentos.
2-aplicar conhecimento para melhoria da produtividade, redução do absenteísmo e da rotatividade e o aumento da satisfação do empregado no trabalho.
Produtividade: realização de objetivos em uma organização alcançando melhores resultados a baixo custo. Um dos principais interesses do C.O. é a produtividade, buscando conhecer quais fatores influenciam a eficácia –satisfação da necessidade da clientela e a eficiência de indivíduos, grupos e de toda a organização-realização da meta com baixo custo.
Absenteísmo: níveis de absenteísmo (faltas ao trabalho) têm um impacto direto na eficácia e eficiência da organização.
Rotatividade: rotatividade excessiva ou que envolve empregados valiosos, pode tornar-se um fator que interrompe o funcionamento eficiente de uma organização impedindo a sua eficácia.
Nível de satisfação com o trabalho: diferença entre a quantidade de premiações que os trabalhadores recebem e a quantidade que eles acreditam que deveriam receber. As organizações têm uma responsabilidade em oferecer trabalhos desafiadores e genuinamente gratificantes.
DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO C.O.
Psicologia: é a ciência que procura medir, explicar e prever o comportamento humano e de outros animais. Os psicólogos