Comportamento organizacional
De modo geral, as mudanças e as complexidades das organizações exigem que o nível de desgaste de um gerente seja muito elevado. Quando há mudanças, como corte de custo onde é necessário demitir pessoas isso acaba mexendo com o psicológico do profissional.
O mercado em constante evolução o obriga a acompanhar, buscando inovações sejam elas na forma de produtos ou serviços. O alto de nível de reivindicações em termos de direitos dos funcionários também gera alto nível de stress, como por exemplo: Em função do mercado de consumo, inflação, maior participação, redução do espaço social entre o gerente e subordinado e informação.
O funcionário já não consegue o mesmo apoio da família em casa, pois o numero de filhos diminuiu, aumentando o tempo de dependência com os pais, o numero de mulheres no mercado de trabalho vem aumentando cada dia mais isso acaba implicando no convívio da família, pois elas acabam tendo dupla jornada de trabalho. Por fim o gerente acaba tendo uma enorme responsabilidade, pois todo stress que ele gera acaba sendo transmitido a um enorme numero de pessoas que se encontram na organização.
O stress também pode comprometer o desempenho do profissional, deixando o individuo totalmente desanimado caindo assim o seu rendimento. Isso sem contar na influencia da saúde de modo geral. Segundo o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre todo fator que desencadeia ansiedade e stress é um complicador para os cardiopatas.
De janeiro a outubro de 1992, o instituto fez 77.000 atendimentos ambulatoriais, 7.300 internações, 1.418 cirurgias.