Comportamento organizacional
2.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
De acordo com Sampaio (2007), o comportamento organizacional é uma área dentro de uma empresa que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para com ela. Isto é dado com o intuito de alcançar produtividade e promover cidadania organizacional, reduzindo o absentismo e a rotatividade dos grupos de trabalho com o objetivo de motivar e manter a competitividade global da organização por meio de uma conduta ética que resulte no mínimo de ambiguidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.
O comportamento organizacional vem sofrendo uma série de mudanças estratégicas, estruturais e operacionais, que estão provocando grande impacto na gestão moderna, já que, em muitos casos, põem em xeque paradigmas tradicionais da Administração. Entre os diversos tipos de mudança organizacional, merece ser analisado o sistema com maior profundidade, diante das novas exigências e necessidades das relações internas e externas das organizações.
Nenhum tópico em administração sofreu mais mudanças nas últimas décadas do que a área de estrutura organizacional; as mudanças no ambiente dos negócios desafiam as premissas do desenho organizacional. Historicamente, o comportamento organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, objetivo da organização e alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
2.2 O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações exercem em nossas vidas uma função de modelar o comportamento dos membros e podem influenciar os motivos dos indivíduos em diferentes grupos. O gestor do recurso humano é integrante fundamental de uma organização e deve estar sempre atento ao comportamento do ser humano, ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.
É comum serem feitas