Comportamento organizacional
Valores: representam convicções básicas de que “um modo específico de conduta ou de valores finais é individualmente ou socialmente preferível a um modo oposto”. Eles contêm um elemento de julgamento, baseado naquilo que o indivíduo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores costumam ser estáveis e duradouros. Uma parcela significativa dos nossos valores é assumida durante a infância. Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem a base para a compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossas percepções, e eles também influenciam as atitudes e comportamento. Os valores podem ser classificados: os valores terminais contêm os valores finais desejáveis. Estes se referem às metas que uma pessoa gostaria de atingir durante sua vida (felicidade, segurança, vida confortável) e os valores instrumentais contêm os modos de comportamento ou meios escolhidos para atingir as metas dos valores terminais (ambição, honestidade, responsabilidade).
Atitude: são afirmações avaliadoras – favoráveis ou desfavoráveis – em relação a objetos, pessoas ou eventos. Refletem como um indivíduo se sente em relação a alguma coisa. Uma pré-disposição ao comportamento. A atitude possui três componentes: componente cognitivo se refere a opinião ou convicção, o que penso. Componente afetivo se refere ao sentimento e às emoções, o que sinto. Componente comportamental se refere a intenção de se comportar de uma determinada maneira em relação a alguém ou alguma coisa, o que quero fazer.
A atitude possui milhares de tipos, porém o estudo do comportamento organizacional volta sua atenção para um número limitado, relacionados ao trabalho. Essas atitudes relacionadas com o