Comportamento organizacional
CENTRO EDUCACIONAL A DISTÂNCIA
CURSO: GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 1º SEMESTRE
DISCIPLINA: COMPORTMENTO ORGANIZACIONAL
PÓLO – CIDADE – ESTADO
PROFESSORA:
CIDADE
2012
INTRODUÇÃO
“Quando você ver um negocio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa”. (Petter Drucker). Diante desta afirmação vale salientar o processo do sucesso. Como grande desafio nos das atuar é compreender o Comportamento de uma organização. Assim como o ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham, a se manifestarem dentro de alguns padrões de condutas comportamentais, que demonstram os princípios e normas. Uma empresa se constrói de números, balanços e patrimônio, como também um líder que conduz as pessoas. Portanto o ser humano é o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam deficiências que lhes concede vantagens competitivas.
CAPITULO I
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional. Já os autores Dante Quadros e Rossi Mary Trevisan definem como: “Um campo de estudo que ajuda a prever a explicar e compreender os componentes nas organizações”. (Pag. 02)
Perante as definições vimos que estudando o ser humano, suas ações e atitudes, melhorando suas habilidades como: liderança, treinamento, satisfação no trabalho, etc., pode-se alcançar produtividade e promover a cidadania organizacional. Comportamento organizacional concede diversas sugestões para orientar o planejamento do ambiente de trabalho, que ajuda o administrador a enfrentar os conflitos.