Comportamento organizacional
Como variáveis de resultados do modelo apontamos produtividade, absenteísmo, rotatividade e satisfação.
São metas importantes dentro de Comportamento Organizacional: como à motivação dos trabalhadores, competitividade global das organizações, comportamento, poder de liderança, comunicação interpessoal, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processo de mudança, conflitos, planejamento e estresse no trabalho, auxiliando pessoas a serem mais produtivas e satisfeitas no contexto das organizações.
1. Comportamento Organizacional
1.1 Definição:
Surgiu na década de 60. É o estudo voltado à pesquisa científica dos processos comportamentais que ocorrem em contexto de trabalho. O conteúdo desse campo é muito amplo. Englobam tópicos como atitudes, motivação, satisfação no trabalho e desempenho dos colaboradores.
E o conteúdo se estende para fatores organizacionais e societários mais amplos, como a estrutura e funcionamento de organizações e as pressões ambientais que influenciam o comportamento de grupos e indivíduos dentro delas.
O campo do Comportamento Organizacional aproveita muitos conceitos e métodos das ciências comportamentais e sociais, incluindo Psicologia, no estudo do individuo e seu comportamento humano contribuindo para o nível Micro. Enquanto as demais disciplinas a seguir contribuem para a nossa compreensão de conceito Macro, como: Sociologia, nos temas cultura e poder nas organizações; da Ciência Política, foram incorporados os conhecimentos sobre conflitos e política nas organizações e Antropologia, relativo à influência da cultura. Todos esses estudos são relevantes para a compreensão do comportamento das pessoas em cenários organizacionais.
Entendem-no como uma