comportamento organizacional
Bianca Carvalho dos Santos
Administração
3° Termo Integral
Aula3
Capítulo 4 – Emoções e Sentimentos
Pouca importância ao tópico de emoções: mito da racionalidade – reprimir e abafar emoções que são consideradas ‘antítese da racionalidade’. Emoções como perturbadoras – a importância era das emoções extremamente negativas, como a raiva; raramente viam como construtivas ou como algo que contribuísse para um melhor desempenho.
Afeto: termo genérico que abrange grande número de sensações experimentadas pelas pessoas.
Emoções: expressões afetivas dirigidas a alguém ou alguma coisa
Sentimentos: estados afetivos menos intensos e mais duráveis do que as emoções e que geralmente não requerem um estimulo contextual para se manifestarem.
Muitos especialistas acreditam que as emoções são mais efêmeras que os sentimentos. De modo geral, as emoções são reações a uma pessoa ou evento. Os sentimentos não são normalmente dirigidos a uma pessoa ou um evento. Mas as emoções podem se transformar em sentimentos quando você perde o foco do evento ou objeto que ativou a reação afetiva. Da mesma maneira, bons ou maus sentimentos podem fazê-lo sentir-se mais emotivo ao reagir a um evento. Afeto é um termo que abrange emoções e sentimentos e ao contrario dos sentimentos, emoções como raiva e medo tendem a ser mais claramente reveladas por expressões faciais ou reações físicas. As emoções e os sentimentos estão intimamente ligados e podem influenciar-se mutuamente; conseguir um emprego dos seus sonhos pode gerar uma emoção de alegria, o que pode deixa-lo de bom humor por vários dias.
Diferentes culturas também têm regras diferenciadas que governam as expressões emocionais. Assim, a maneira como vivenciamos uma emoção não é a mesma como a demonstramos.
Afetividade positiva: dimensão dos sentimentos que consiste em emoções positivas específicas, tais como entusiasmo, autoconfiança e alegria, e o mínimo de tédio, preguiça e cansaço.