Comportamento Organizacional
Comportamentos presentes na liderança
O primeiro deles é o comportamento voltado para o desempenho de tarefas. Esse comportamento busca garantir que as metas do grupo sejam cumpridas, baseando-se na preocupação com a produção, iniciativa e supervisão, também enfocando a velocidade, quantidade de produção e obediência às regras.
O segundo comportamento é voltado para manutenção do grupo. Nesse comportamento o líder busca a satisfação e o bem-estar de todos os membros do grupo, promovendo o desenvolvimento e estabelecimento de relações harmoniosas entre eles. Com isso promoverá um bom ambiente de trabalho, melhorando as condições psicológicas e reduzir o nível de “stress” entre os trabalhadores.
Finalmente, o terceiro comportamento de liderança é a participação nas tomadas de decisão que revela qual o nível de participação dos demais componentes, juntamente com o líder, nesse processo. Esse comportamento varia da autocracia à democracia. Na autocracia, os líderes tomam as decisões e depois as revela para o grupo. Já na democracia, os líderes buscam as opiniões de todo o grupo, fazendo reuniões e discussões entre o grupo, e as decisões tomadas devem ser benéficas para todo o grupo e apoiadas pela maioria (consenso).
Portanto, de acordo com o modo que o líder realiza essas funções, será o efeito causado nos demais componentes do grupo e suas atitudes posteriores.
Para desenvolver as habilidades de liderança é necessário estar em constante desafio, deve-se criar e encarar situações que exijam adaptações e mudanças. Por exemplo: encontrar soluções efetivas para as situações de fracasso, projetar ou atribuir responsabilidades de força, trabalhar com pessoas de diversos níveis, superar ideias que não atingiram resultados positivos, acordos que entraram em colapso, confrontar os problemas, romper com os paradigmas de uma carreira metódica.