comportamento organizacional
2442 palavras
10 páginas
Resumo: Apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas na última década sobre temas como participação e controle social, construção do espaço público nas relações entre poder público e sociedade civil, alcances e limites de engenharias institucionais inovadoras na gestão da coisa pública, e cidadania. Tem como tema articulador a participação popular na gestão pública e as transformações qualitativas na relação Estado/sociedade civil. Aborda os temas de participação e da descentralização. Discute a participação e suas múltiplas dimensões, o seu impacto na redefinição das relações entre Estado e sociedade civil no Brasil. Aborda a descentralização nos seus aspectos teórico-conceituais, refletindo sobre algumas experiências internacionais. Caracteriza as políticas de descentralização da saúde e da educação no Brasil após a promulgação da Constituição de 1988. Analisa experiências de descentralização da gestão municipal nas áreas da educação e da saúde entre 1989 e 1994. Argumenta que a participação está vinculada ao processo de descentralização, podendo contribuir para a democratização do poder público e para o fortalecimento de uma cidadania ativa. Acredita que os resultados servem para aprofundar a reflexão sobre as dimensões da participação e as possibilidades de ampliação da cidadania, tendo como base analítica estudos de caso. (AU)
1
Investimentos públicos, infra-estrutura urbana e produção da periferia em São Paulo
Eduardo Cesar Marques e Renata Mirandola Bichir
1
Resumo
O trabalho analisa os investimentos em infra-estrutura urbana nas áreas consideradas comumente como pertencentes às periferias do município de São Paulo entre 1978 e 1998.
Partindo de dados primários, o estudo reconstrói os investimentos públicos e a sua distribuição espacial, usando uma base construída a partir de indicadores sociais. Este procedimento permite discutir os aspectos temporais e redistributivos da política e o seu impacto sobre os habitantes da cidade. Os
resultados