Comportamento Organizacional
Centro de Educação a Distância
Administração de Empresas
ATPS - EMPREENDEDORISMO
Cidade – Estado
2013
INTRODUÇÃO
A competição é cada vez mais acirrada entre as empresas do mercado, com o intuito de ganhar espaço e aumentar sua lucratividade. Para, no entanto, atingir os resultados, as empresas devem cada vez mais investir na pesquisa e desenvolvimento de suas atividades visando criar um diferencial competitivo.
Neste sentido, as empresas de sucesso estão atentas às características que interferem em sua produtividade, dentre elas, o Comportamento Organizacional, segundo o qual se vislumbram as pessoas trabalhando dentro de uma organização que influencia e é influenciada pelo meio onde fora estabelecida.
Ademais, estudar o Comportamento Organizacional significa entender as variáveis que influenciam as pessoas na organização e tomar ações adequadas para o aumento da produtividade e a diminuição do absenteísmo e da rotatividade de pessoal.
Importante salientar que a empresa deve ser vista como um todo único e indissociável, que atua com base em objetivos comuns, neste sentido, as equipes de trabalho devem ser treinadas para agir de forma planejada e direcionada ao atendimento dos fins da organização.
Pode-se definir que as empresas são sistemas abertos e que o Comportamento Organizacional implica nos resultados da organização. Ademais, as empresas trabalham justamente num sistema troca, em que a empresa busca a consecução de seus objetivos e o empregado, por sua vez, o atendimento de suas necessidades e anseio dentro da organização.
Para se tornar, no entanto, uma organização perene, os empreendimentos devem buscar a eficiência e a eficácia de seu processo operacional, quer seja na fabricação do produto, quer seja na prestação do serviço.
A organização deve possuir a eficácia no atendimento dos anseios dos clientes e a eficiência para fazer