Comportamento organizacional
Percepção é, em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos. Do ponto de vista psicológico ou cognitivo, a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
A percepção é o processo pelo qual a pessoa recebe, organiza e interpreta as informações advindas do ambiente. A percepção atua como uma rede ou um futuro através do qual a informação passa antes de causar impacto nas decisões e ações.
Distorções da Percepção
Estereótipos: Atributos de um grupo que são transferidos ao indivíduo. Efeito Halo: Formação de opinião pela maneira de vestir, corte de cabelo.
Percepção Seletiva: Destacam-se aspectos de pessoas ou situações pelas crenças, ou por um determinado ponto de vista.
Projeção: Quando se designa atributos pessoais a outros indivíduos.
Comunicação é o processo de transmitir a informacção e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efectivou.
Num conceito mais amplo e moderno, o profissional precisa proporcionar uma comunicação clara e precisa, ter decisões rápidas, visão e acção integral, iniciativa própria e informação plena do negócio da empresa.
1.1 O Processo de Comunicação
Cada período de comunicação é diferente de qualquer outra.
O processo de comunicação é