Comportamento organizacional
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada - ATPS
Disciplina: Comportamento Organizacional
Prof.ª Ma. Cristiane Vinholi de Brito
Ciências Contábeis
PELOTAS / RS
21/04/2012
Sumário INTRODUÇÃO 3 CAPÍTULO 1- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4 1.1 Definição de Comportamento Organizacional 4 1.2 Quadro comparativo 5 CAPÍTULO 2 – INOVAÇÃO 6 2.1 Pesquisa 6 2.2 Resultado da Pesquisa 7 CAPÍTULO 3 - ÉTICA E COMPETITIVIDADE 9 CAPÍTULO 4 - PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO 10 CONCLUSÃO 11 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO O comportamento organizacional de acordo Robert P. Vecchio e Wagner e Hollenbeck define se a relevância do ser humano a sua atuação como colaborador na organização para que ela se torne eficiente e eficaz.
Para uma organização eficiente e eficaz é preciso resolver problemas de acordo com sua natureza e complexidade, resolver as partes, para que o todo funcione. Dentro das organizações podem ocorrer mudança, pois, são da natureza humana, estar em constante evolução é preciso à participação de indivíduos visionários e cautelosos para obter resultados satisfatório e que a organização consiga cumpri sua missão.
As organizações estão diretamente ligadas às pessoas, seus colaboradores, seus diretores, seus clientes, seus fornecedores, ou seja, uma equipe, interna e externa de pessoas que forma organização, uma empresa.
CAPÍTULO 1- COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
1.1 Definição de Comportamento Organizacional
Mas por que Comportamento Organizacional? Qual a sua importância no desempenho das empresas? Se uma empresa tem um produto razoavelmente bom, não será tal produto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha força de trabalho muito contente, motivada e realmente engajada no trabalho? A resposta a tal questionamento é: “talvez no curto prazo”. Mas no momento em que pensamos já no médio prazo – lembramos sempre que as organizações são as pessoas que nelas operam -