Comportamento organizacional
As constantes e progressivas mudanças na sociedade do mundo atual levam a que, cada vez mais, a qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações sejam um motivo de preocupação por parte dos seus gestores. A crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes, em enfrentar a concorrência e acima de tudo em se manterem atualizados face às constantes mudanças do mercado sócio econômico, requer competências humanas de alto grau de refinamento por parte dos seus gestores.
Compreender todo o ambiente envolvente das organizações é fundamental para o sucesso das mesmas na medida em que permite aos profissionais, designados para o efeito a possibilidade de planear, organizar e a atual de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos.
A compreensão do comportamento dos seus colaboradores quer a nível individual ou em grupo, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e conseqüentemente, conduzam a melhores resultados por parte dos mesmos, contribuindo para o sucesso da organização.
É, no entanto importante salvaguardar que embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso é necessário ter em consideração que as pessoas são diferentes, o que leva a que sejam tomados em consideração certos fatores situacionais, ambientais e até mesmo genéticos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas.
Comportamento Organizacional (C.O)
Comportamento pode ser definido como entendimento da organização como um todo onde visa avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa ou organização e podemos destacar as seguintes características; * Importância * Conceito de (C.O) * Propósito * Características identificadas * Variáveis
As organizações exercem uma grande influencia no comportamento dos indivíduos e são caracterizadas por sua complexidade e no seu empenho em superar