Comportamento organizacional
“Comportamento organizacional é o comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.”
Gestão empresarial: Casos e conceitos de evolução organizacional
Kanaane, Ed Saraiva, 2007
Segundo Kanaane, entender o comportamento nas organizações é vital, uma vez que o fator humano esta intrinsecamente, vinculado a toda tarefa realizada e é a mola propulsora do sistema organizacional e, por extensão, da sociedade como um todo. Esta reflexão deve imperar, pois a maior parte dos conflitos presentes esta, indiscutivelmente relacionada aos aspectos comportamentais e interpessoais. ( Kanaane, 1999, p.115)
Definindo comportamento ainda como as relações do individuo e as respostas que este apresenta a dado estimulo, sendo determinado pelo conjunto de características ambientais (adquiridas) e hereditárias ( genéticas), como absorção das pessoas exercidas pelo meio ambiente. (Kanaane, 1999, p. 81)
Maximiano (1995, p.25) “combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”
Para Barnard (1971), aput Chiavenato ( 2003, p.21) “a organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas.”
Davis (1992, p.05) “ o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações”
Wagner III e Hollenbeck (2006, p. 06) definem como “um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.”
No livro Gente não é Salame, Marcelo Silva diz que a abordagem principal é a montagem de grupos de trabalho coesos, motivados e em constante desenvolvimento, onde a gestão de pessoas é feita colocando-as em primeiro plano.
O psicólogo Thomas Bouchard diz que a qualidade da produção depende da composição de um grupo, pesquisador também sugere que o grupo ultrapasse o individuo quando