Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional, de modo particular investiga as questões relacionadas com liderança e poder, estruturas e processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. É preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais pra entender as relações causa e efeito.
As pressões sobre as empresas são cada vez maiores, exigindo das pessoas e, principalmente, dos seus gerentes maneiras diferentes e seguras de se alcançar melhores resultados. Os gerentes atualmente, são levados a dar respostas às situações complexas que exigem diferentes habilidades. As pressões de tempo, satisfação do cliente, redução de custos, entre outros, estão presentes no dia-a-dia daqueles que administram. Diante dessas adversidades e de tanta concorrência no mercado, passou a ser um imperativo para os gerentes conhecer, da melhor forma e em profundidade, os fatores relacionados ao comportamento humano, como a importância das percepções, a influência das atitudes e a abrangência dos nossos valores.
Ao longo deste conteúdo, entenderemos a importância do estudo de comportamento organizacional, seus conceitos, e sua importância na prática nas organizações.
2. Conceito de Eficiência e Eficácia
Os administradores tem que fazer seu trabalho com eficiência e eficácia, é através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se algo deve ser modificado. Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc), utilizando a menor quantidade