Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. Engloba conceitos de psicologia, sociologia e administração entre outras disciplinas. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a determinados aspectos das atitudes humanas, que são elas:
Explicação: refere-se à identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados acontecimentos do individuo. Previsão: está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica.
Controle: apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.
Podemos considerar como os principais pontos e desafios no uso do Comportamento Organizacional os seguintes tópicos:
Aumentar a produtividade e a qualidades dos produtos de uma empresa, que consiste em o melhoramento continuo devido a CO, que agrega valor ao negocio e gera satisfação dos clientes.
Melhoria das habilidades humana, que consiste em motivação dos funcionários de um modo geral, liderança mais bem preparadas, treinamentos, satisfação com trabalho, plano de carreira com avaliação de desempenho, entre outras.
Respondendo à globalização, que consiste em trabalhar e saber lidar com a diversidade em âmbito geral organizacional.
Estimulando a criatividade e a inovação.
Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, e mantê-los motivados e competitivos.
Melhorar o comportamento