Comportamento organizacional
O que vem a ser Comportamento Organizacional
Hoje ninguém duvida de que as organizações necessitam conhecimentos de finanças, de marketing e produção, só para exemplificar algumas áreas, para terem êxito em suas atividades. Mas por que Comportamento Organizacional? Qual sua importância na performance das empresas? Se uma empresa tem um produto razoavelmente bom, não será tal produto consumido pelo mercado, ainda que ela não tenha uma força de trabalho muito contente, motivada e realmente engajada no trabalho? A resposta a tal questionamento é: “talvez no curto prazo”. Mas no momento em que pensamos já ao médio prazo- lembrando sempre que as organizações são pessoas que nelas operam-, é à força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade. E é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com o seu ambiente entra em jogo. E é exatamente esta área coberta pelo que chamamos de Comportamento Organizacional. Exemplo:
Você vai ao supermercado, um domingo pela manhã, para fazer as compras da semana e ao pedir ao jovem que atende no açougue por um peso de carne que não tenha gordura você é presenteado com a seguinte resposta: “A carne é assim mesma. Se o senhor deseja sem gordura, pode tira-la em casa”.
Depois desta você possivelmente não irá mais retornar a esse super. Mas vamos tentar analisar o ocorrido e tentar buscar uma explicação. A razão pode ser:
a) A péssima educação do atendente;
b) O mau humor, talvez momentâneo, depois de uma noite “mal dormida”;
c) Falta de treinamento para saber lidar polidamente e com civilidade com o cliente;
d) Longas horas de trabalho e fadiga;
e) Dificuldades domésticas tais como briga em casa, com a mulher ou com os filhos;
f) Baixa motivação face ao baixo salário que percebe;
g) Crise econômica e ele esta prestes a ser despedido;
h) Um supervisor mal-encarado com o qual não se relaciona e “desconta no