Comportamento organizacional
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento da expressão e da comunicação compatíveis com o exercício profissional envolvendo os processos de negociação e da comunicação interpessoais e intergrupais, buscando refletir criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento usando para tal a criatividade, a iniciativa, a determinação, uma vontade política e administrativa e a vontade de aprender enfrentando de forma aberta as mudanças tendo consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional.
Para o atingimento desse objetivo, procuramos em primeiro plano desenvolver o conhecimento e as bases de aplicação do comportamento organizacional, prosseguindo na sequência com o estudo das condições e influências da inovação tecnológica dentro do ambiente da organização e seus efeitos para o mundo exterior e, as condições para o estabelecimento do trabalho em equipe procurando entender as diferentes formas de percepção do ser humano em cada indivíduo em particular, não deixando de lado o entendimento das diferentes mas não desconectadas ações envolvendo a eficiência e a eficácia.
CAPÍTULO 1
CONCEITOS
O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e dos grupos no ambiente das organizações (Karla Sampaio).
O Comportamento Organizacional é uma área de conhecimento integrante das ciências sociais que analisa o comportamento humano compartilhando conceitos provenientes de várias outras ciências sociais (Geraldo R. Caravantes).
O Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional (Stephen P. Robbins).
A comparação entre os conceitos expostos nos leva a estabelecer que:
“O Comportamento