Comportamento organizacional
Introdução:
O presente trabalho define o conceito de comportamento organizacional de acordo com o desafio proposto pela Atividade Prática Supervisionada – ATPS. A organização precisa solucionar problemas de acordo com sua natureza e complexidade, sem aniquilar o sistema como um todo. Isto quer dizer, resolver as partes, para que o todo funcione. Trata-se de uma área do conhecimento humano que é vital para a compreensão do funcionamento das organizações.
Capitulo 1
De uma forma em geral o comportamento organizacional é o comportamento das pessoas dentro das organizações. Tendo como finalidade aumentar a produção, verificar, analisar e interpretar, tendo um maior desempenho de cada ser.
As pessoas e as empresas buscam satisfazer suas intenções para que seja alcançado o equilíbrio organizacional.
As competências organizacionais assumem as seguintes dimensões: Essenciais, Funcionais e Individuais.
Sendo as Essenciais as competências existentes dentro de cada organização. Funcionais, são as competências características de cada um dos departamentos e
Individuais são as competências de cada membro dentro de uma organização.
Quando ocorrem esses desenvolvimentos dentro das organizações tem como resultado o efeito da inovação sendo explorado com sucesso as novas idéias.
Segundo Chiavenato o comportamento organizacional é o comportamento relacionado às pessoas em um devido grupo, onde vários fatores influenciam o comportamento de cada ser.
A empresa estuda o comportamento dos integrantes para obter um resultado favorável a empresa, explorando o máximo do potencial de cada um.
Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como “o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”
Chegamos a uma conclusão que a visão das organizações não são apenas, lucros e sucesso, mas também o desempenho, bem estar, sentimentos, percepções