Comportamento organizacional - o ser humano no ambiente de trabalho
O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.
Os valores e sua importância.
Os Valores representam convicções básicas de que “Um modo especifico de conduta ou de valores finais é individualmente ou socialmente preferível a um modo oposto”. Eles contem um elemento de julgamento, baseado naquilo que o individuo acredita ser correto, bom ou desejável. Os valores possuem atributos tanto de conteúdo como de intensidade. O atributo de conteúdo determina que o modo de conduta ou de valores finais é importante. O atributo de intensidade especifica o quanto ele é importante. Quando classificamos os valores de uma pessoa de acordo com sua intensidade, temos o sistema de valores dela. Todos nos temos uma hierarquia de valores que formão nosso sistema de valores. O Sistema é identificado em termos da relativa importância que atribuímos a valores como liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade. Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional por que estabelece a base para compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossas percepções.
As competências essenciais nas relações.
As empresas exigem cada vez mais a maximização de capacidade de obter resultados através das pessoas. Pouco adianta o investimento em tecnologias de última geração ou inovação nas metodologias de trabalho se o principal – as pessoas – não estiverem preparadas para exercer suas atividades com qualidade e produtividade. Algumas competências necessárias são: conhecimento, habilidade, visualizar os detalhes almejados, se