Comportamento Organizacional I
Disciplina: Comportamento Organizacional I
Professor:
Semestre: 2014∕2
Resenha do artigo: Comportamento Organizacional de Dante Quadros e Rosi Mary Trevisan
Os estudos e pesquisas de comportamento organizacional representam para o gerente de hoje uma gama de ferramentas indispensáveis para o aprimoramento de suas habilidades.
Com as dificuldades desenvolvidas ao logo do tempo nas relações sociais do trabalho, a administração foi influenciada a abrir as portas para os estudos do comportamento nas organizações. E a utilização eficaz destas descobertas e dessas teorias tornaram-se uma grande vantagem competitiva.
Como expressou Cesar Romão em seu artigo: “O gerente é tão generalista quanto um especialista (...). O trabalho do gerente é cada vez mais complexo.” Reconhece-se que os gerentes, de um modo geral, possuem restrições mediante as adversidades do dia a dia, com isto Dante e Rosi Mary mostram como os gerentes podem expandir suas expectativas através de aspectos como percepção, atitudes, valores, diversidade, assédio moral, estruturas e processos de grupos.
As empresas devem perceber, e não somente perceber, mas também se adequar as novas exigências do mercado, por isto é necessário reverter a atual situação das empresas que tem mostrado postura estática perante o mundo, e é aí que entra o gerente, ele torna-se o modelo para os demais funcionários, o próprio agente da mudança e reformulação, o ponta pé inicial da inovação. As empresas que sobrevivem a esta era de inovação constante são as empresas preocupadas como o futuro, são aquelas que geram novas opções, novas estruturas e estão dispostas a aprender sem cessar.
A aplicação do estudo do comportamento organizacional por parte do gerente estimula (assim como o marketing estimula e busca compreender o cliente) a sinergia entre as equipes de trabalho, e assim as pessoas passam a adotar para si os objetivos das organizações, que é basicamente o que toda organização espera de seu colaborador.