Comportamento organizacional - japão
Este trabalho aborda o comportamento e cultura organizacional do Japão.
O Japão surgiu como líder do poder industrial, apesar de não ter recursos naturais, não ter energia e ser um país super povoado (mais de 127,9 milhões de habitantes). Entretanto, nenhum desses fatores impediu que houvesse um alto nível de crescimento, um baixo nível de desemprego e a mais bem remunerada e saudável população trabalhadora do mundo. Assim, entender a cultura desse povo tornou-se importante para compreender sua ascensão na economia mundial.
2
1. INFORMAÇÕES SOBRE O JAPÃO
Fundação do país: 11 de Fevereiro
Analfabetismo: 1%
Sistema Político: Monarquia constitucional, na qual o poder do Imperador é limitado,
o poder está concentrado na figura do primeiro-ministro que é o chefe do governo. O órgão legislativo do Japão é a dieta Nacional (parlamento bicameral) câmera dos representantes e a câmara dos conselheiros, com um sistema político democrático com eleição direta.
Crescimento Demográfico: 0,2% ao ano. (l.995 a 2.000)
IDH: 0, 901 (desenvolvimento humano muito alto)
Indústrias: Máquinas, equipamentos de transportes, produtos eletrônicos, siderúrgicas
(Aço e Ferro).
Religião: Xintoísmo (83,9%), Budismo (71,4%), Cristianismo (2%), e outros (7,8%) –
O total excede 100%, porque muitos Japoneses seguem o Xintoísmo e Budismo (Dados de
2.005).
3
2. TERRITÓRIO
O Japão é um país situado no continente asiático, extremo oriente, suas terras se encontram na zona temperada norte, portanto, no hemisfério norte.
O território japonês não é extenso, além disso, é descontínuo, não faz fronteira continental com nenhum país, uma vez que se encontra envolvido a oeste pelo mar do Japão e a leste pelo oceano Pacífico, essa característica territorial produz um extenso litoral, superando o Brasil quatro vezes.
O espaço territorial é recortado, o país é constituído por ilhas, sendo que as principais são