Comportamento organizacional ATPS Completa
Professor: Bonfim (Comportamento Organizacional)
Comportamento organizacional dentro da realidade da Concessionária 2000
Valparaíso de Goiás, 03 de Junho de 2013
História da Concessionária 2000
A Concessionária 2000 é uma empresa tradicional familiar, fundada pelo chefe de família Joaquin em 1981, em Goiânia-GO, uma empresa que com o tempo e dedicação ao bom atendimento registrou sua marca no mercado de carros usados na região que atua.
Atualmente Joaquim é presidente e dono da Concessionária 2000, que é administrada por ele e seus dois filhos: Luís e Ana. Entre os serviços oferecidos estão: lava-jato, assistência técnica e venda de veículos. Ana é quem cuida da parte operacional, enquanto Luís assume o administrativo. Pretendendo se aposentar em breve, Joaquim quer resolver algumas pendências que incluem um sucessor e a queda de 4% no lucro da empresa.
Luís alega que é o mais capacitado para assumir o lugar do pai, pois além de já ser formado e estar desempenhando sua função também assumiu a parte operacional já que Ana diz estar com os horários apertados por conta da faculdade. Atarefado Luís não consegue dar atenção aos seus subordinados, fazendo com que estes também entrem em conflito.
Pablo faz parte do setor de assistência técnica e acredita que seu trabalho é mais importante que o de Jonas que procura não dar atenção ao que o colega de trabalho diz “afinal todo trabalho é importante”. Raimundo, assistente de Pablo tem reclamado da falta de atenção de seu superior no trabalho “ele está mais preocupado em ficar em evidência”. Felipe acha que há muitos conflitos no ambiente trabalho e que a presidência parece não se importar com seus funcionários.
Marcos, o supervisor, é quem está ajudando Luís durante esse período de transição, ele acredita ter um potencial maior do que o cargo que lhe foi dado, mas é obrigado a enfrentar os problemas familiares (nepotismo) no ambiente