Comportamento Organizacional - Atividade 7
Quando estudamos a história da loucura, percebemos que no século XX, a loucura deixa de ser objeto de conhecimento, tornando-se uma experiência de reconhecimento. Graças a uma nova comunidade científica passou-se a enxergar verdades existenciais no próprio louco, que muitas vezes se identificam com muitas das nossas próprias verdades mais elementares, como as paixões, os desejos, as fragilidades, as imaturidades, os infantilismos. Esta mudança de paradigma foi graças a disseminação da:
Resposta Selecionada:
Correta d.
Teoria Freudiana;
Resposta Correta:
Correta d.
Teoria Freudiana;
Feedback da resposta:
Alternativa “C”, pois no século XX, a loucura deixa de ser objeto de conhecimento, tornando-se uma experiência de reconhecimento. Graças à teoria freudiana, uma nova comunidade científica passa a enxergar verdades existenciais no próprio louco, que muitas vezes se identificam com muitas das suas próprias verdades mais elementares, como as paixões, os desejos, as fragilidades, as imaturidades, os infantilismos . A psicanálise de Freud pois teve enorme importância para o entendimento dos quadros considerados psicopatológicos, pois para ele, a distinção entre o normal e o patológico é uma questão de grau de intensidade da manifestação da doença e não a sua natureza. Isto é, tanto no indivíduo normal quanto no patológico, as estruturas e os conteúdos de personalidade são os responsáveis pelos distúrbios. Freud denominou essas estruturas de neuróticas e psicóticas.
Pergunta 2
“Cada um de nós é diferente. Tivemos experiências diferentes. Recebemos o sol de maneira diferente. Projetamos nossa sombra de maneira diferente. Por que então não teríamos cores diferentes?” (BUSCAGLIA, 1982). Qual será o projeto de vida de uma pessoa que, desde a sua infância, foi socializada para a incapacidade, a restrição e a dependência? Como é a vida afetiva dessa pessoa? Como se pode integrar socialmente essa pessoa cuja imagem foi desenvolvida pelos