Comportamento Organizaciona
Compreender o comportamento de uma organização é um desafio necessário nos dias atuais para garantir diferenciação da empresa. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que ali trabalham. Uma empresa não se constrói apenas de números, produção, balanços e patrimônio, mais do que isso, uma organização se forma a partir dos líderes que a conduzem, das pessoas que lá trabalham, dos comportamentos explícitos e implícitos, das normas, políticas, missão, visão, valores e princípios organizacionais. Entender essas dinâmicas requer percepção, visão e sagacidade.
O Ser Humano é, em essência, o determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. É o homem que com seu talento e potencial, sua diversidade e sua motivação que faz com que as empresas desenvolvam seus planejamentos, implementem suas estratégias e consigam atingir seus objetivos rumo ao êxito.
O comportamento organizacional pode ser através de indicadores de absenteísmo, índices de acidentes de trabalho, além dos indicadores contábeis, representados pelo desempenho econômico financeiro. Outros aspectos, também relevantes, são os atributos psicossociais dos indivíduos, clima e satisfação no trabalho.
O diagnóstico obtido a partir dessas informações possibilita o estabelecimento de estratégias, correções de políticas e práticas, reorganização dos grupos de trabalho, formação de equipes de alto desempenho, promovendo a melhoria e eficácia organizacional, aumentando sua produtividade e o desempenho de seus colaboradores, dentro de uma perspectiva de qualidade de vida e satisfação do indivíduo no trabalho.
Para uma empresa ser competitiva ela tem que saber fazer e da melhor forma possível.