Comportamento organizaciona resumo
Contribuições interdisciplinares O comportamento organizacional é uma área do conhecimento que analisa o comportamento, é um campo interdisciplinar que compartilha conceitos de outras ciências. A psicologia auxilia os praticantes de CO a entenderem os microproblemas da vida organizacional, enquanto a sociologia afeta o CO especialmente no nível macro. A antropologia contribui para a análise cultural do conflito e para concluir, a Ciência Politica contribui para o melhor entendimento do poder.
Como efetuar o estudo de CO O método cientifico nos auxilia a explicar e, até certo ponto, predizer o comportamento das pessoas na organização. O método cientifico é importante para as ciências e para o CO porque permite uma certa previsibilidade e a habilidade de generalizar de uma situação para outra, fazendo com que os praticantes de CO estudem os problemas com que se depara na organização.
Comportamento Organizacional e sua orientação contingencial Se aceitarmos o método cientifico como instrumento privilegiado para estudarmos o CO, então devemos colocar os princípios universais de administração sob suspenção. Burns e Stalker, estudiosos de teorias organizacionais, produziram um livro clássico; nele desenvolvem as noções de sistemas gerenciais orgânicos e mecânicas. Eles chegaram a uma conclusão que cria as bases para o entendimento da abordagem da contingencia, necessária à evolução e pratica da área de CO. Os princípios universais são geralmente prescritivos e definitivos. Weber, considerado um clássico, sugeria o uso de uma estrutura organizacional burocrático; Likert, que se dizia comportamental, sugeria o desenvolvimento de uma organização de quatro sistemas; McGregor, outro comportamentalista dizia que a abordagem da Teoria Y era a mais adequada para a organização. Uma abordagem mais realista para o estudo do CO chama se abordagem contingencial. Esta abordagem está orientada para o desenvolvimento de