comportamento oranizacional
INTRODUÇÃO – 3
CAPITULO 1 – 4
1.1. DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – 4
1.2. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA E SISTEMA FECHADO – 5
CAPÍTULO 2 – 6
2.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL – 6
CAPÍTULO 3 – 7
3.1. RELAÇÃO DA FIGURA COM O TRABALHO EM EQUIPE – 7
3.2. OS FRACASSOS NO AMBITO DA LIDERANÇA – 8
CAPÍTULO 4 – 9
4.1. PERCEPÇÃO - 9
4.2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – 9
4.3. EFICIÊNCIA E EFICÁCIA - 12
CONCLUSÃO - 13
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA - 14
INTRODUÇÃO
Comportamento organizacional consiste no estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, e grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. Munido de estudos e pesquisas, proporciona aos gestores, um conjunto de ferramentas eficaz para o alcance de resultados.
Na administração existem dois conceitos que são considerados iguais, mas que possuem significados completamente diferentes: Eficiência e a Eficácia.
A Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho), utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão de obra, material), possíveis, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice – versa.
Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações. Da mesma forma que cada ser humano tem uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento, através de seu comportamento, as organizações também apresentam uma cultura que conduz os indivíduos que