Comportamento Operante
R: No reforço positivo: um é acrescentado ao ambiente.
No reforço negativo: um estímulo é retirado do ambiente.
O que é uma contingência de reforço negativo?
R: O reforço não se dá apenas com a apresentação de estímulos, mas também pela retirada de estímulos do ambiente. O estímulo retirado do ambiente é chamado de reforçador negativo.
Dê dois exemplos de comportamentos mantidos por reforço positivo e dois exemplos de comportamentos mantidos por reforço negativo. Especifique claramente os comportamentos e as conseqüências.
R: Reforço positivo: animal na caixa de Skinner privado de água;comportamento: pressionar a barra; conseqüência: apresentação da água.
Reforço negativo: sol escaldante na praia; comportamento: colocar os óculos; conseqüência: retirada da luminosidade excessiva nos olhos.
Diferencie comportamento de fuga de comportamento de esquiva. Dê um exemplo de cada um deles.
R: Comportamento de esquiva: comportamento mantido por reforço negativo, pela evitação do contato com um estímulo aversivo.
Comportamento de fuga: comportamento de esquiva ocorre quando um determinado estímulo aversivo não está presente no ambiente.
6. O que é estímulo aversivo?
R: é um conceito relacional (envolve relações entre eventos) e funcional. Não existindo estímulos eminentemente aversivos que serão aversivos para todas as pessoas.
7. O que é reforço positivo:
R: Aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer pela adição de um estímulo reforçador ao ambiente.
8. O que é reforço negativo?
R: Aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer pela retirada de um estímulo aversivo (punitivo) do ambiente (comportamentos de fuga e esquiva).
9. O que é punição positiva?
R: Consequencia do comportamento que reduz sua freqüência pela adição de ume estímulo aversivo no ambiente.
10. O que é